quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Costela Recheada


 Costela Recheada

1 ripa de costela de porco +/- 1,3 Kg
1 cebola ralada
2 colheres sopa de shoyu
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha
2 dentes de alho picados
sálvia, tomilho e alecrim picadinhos a gosto
sal a gosto
1 alho-poró cortado em palito
100 g de bacon cortado em palito
250 g de bacon fatiado
1 colher sopa de amido dissolvido em ¼ xícara chá de água

                          Modo de preparo

       Com uma faca de desossar afiada, retire os ossos da costela com cuidado para não furar a carne. Reserve a costela e os ossos.
         Numa tigela coloque 1 cebola ralada, 2 colheres sopa de shoyu, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha, 2 dentes de alho picados, sálvia, tomilho e alecrim picadinhos a gosto, sal a gosto, a costela desossada e deixe marinar por pelo menos 6 horas.
       Pegue fatias de bacon e forre fundo e laterais de uma forma de bolo inglês no sentido da largura e deixe uma parte das fatias sobrando nas laterais da forma. Reserve.
      Retire a costela da marinada e coloque uma parte da costela no fundo da forma sobre as fatias de bacon. Nos espaços onde foram retirados os ossos, coloque 1 palito de alho-poró e 1 palito de bacon. Dobre a outra metade da costela sobre a metade recheada fechando como um embrulho. Cubra o embrulho com as pontas das fatias de bacon que ficaram sobrando nas laterais da fôrma.
     Cubra a fôrma com papel alumínio, tomando cuidado para ficar bem fechada e leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 1 hora e 40 minutos.
      Coloque os ossos numa assadeira e leve ao forno a 180° C junto com a costela e deixe até dourar.
       Retire a assadeira com os ossos do forno, escorra e despreze o excesso de óleo que se formar. Coloque a assadeira sobre o queimador do fogão, em fogo médio, despeje 1 ½ litro de água quente e vá raspando com uma colher o fundo para soltar o agarrado da assadeira. Transfira este caldo com os ossos para uma panela e leve ao fogo médio para reduzir durante o período em que a costela assa.
     Tire a costela do forno, retire o papel alumínio, escorra o líquido que se formou para dentro da panela com os ossos e volte a costela para o forno para dourar, sem cobrir por +/- 30 minutos.
      Deixe o molho reduzindo enquanto a costela doura. Antes de retirar a costela do forno, côa o molho, volte ao fogo médio e engrosse com 1 colher sopa de amido dissolvido em ¼ xícara chá de água. Sirva a costela com o molho e farofa de pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário