sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pernil Recheado



                      Pernil Recheado

                                                         Ingredientes 

       1 peça de pernil desossada +/- 4 kg

       suco e raspas de 2 limões sicilianos ou limão Haiti

       1/2 xícara chá de cachaça

       1/2 maço de folhas de sálvia rasgadas grosseiramente

       2 ramos de alecrim debulhados

       3 colheres sopa de alho amassado

       1 colher sopa cheia de sal

       pimenta branca moída a gosto

      1 manta de barriga de porco escolha uma manta maior que o tamanho do pernil

      suco de limão, azeite, sal e pimenta branca a gosto

        6 batatas fatiadas

       sal, fio de azeite e alecrim debulhado a gosto

         6 cebolas cortadas em rodelas

                              Modo de preparo

      Com uma faca faça furos numa peça de pernil desossada +/- 4 kg e tempere com suco e raspas de 2 limões sicilianos ou limão Haiti, 1/2 xícara chá de cachaça, 1/2 maço de de folhas de sálvia rasgadas grosseiramente, 2 ramos de alecrim debulhados, 3 colheres sopa de alho amassado, 1 colher sopa cheia de sal e pimenta branca moída a gosto, cubra e deixe marinando na geladeira de um dia para o outro.
    Numa superfície estenda 1 manta de barriga de porco com o couro virado para cima e com uma faca afiada faça cortes no couro no sentindo do comprimento e depois no sentido da largura formando quadradinhos OBS: não corte a barriga em quadradinhos, é apenas para fazer riscos no couro sem ir até o final da carne da barriga. Tempere a manta da barriga com suco de limão, azeite, sal e pimenta branca a gosto.
     Numa superfície lisa coloque o pernil temperado e sobre o pernil arrume rodelas de 6 batatas sobrepondo-as como se fossem escamas. Tempere com sal a gosto, regue um fio de azeite e salpique alecrim debulhado a gosto. Cubra o pernil com a manta de barriga de porco cortada e temperada, com o couro cortadinhos para cima.
   Para unir o pernil com a barriga passe um barbante em volta da carne toda amarrando o pernil com as batatas e a manta da barriga. Faça isso umas 3 ou 4 vezes ao longo da peça.
     Em uma assadeira untada com azeite coloque 6 cebolas cortadas em rodelas formando uma cama. Coloque o pernil amarrado sobre as cebolas e regue com a marinada. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 C por +/- 3 horas ou até que o pernil esteja bem assado e a pele crocante. Retire do forno, tire o barbante, fatie o pernil e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário