segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bacalhau de Natal

             Bacalhau de Natal

                               Ingredientes

2kg de bacalhau limpo e dessalgado
1kg de batata
1 e 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas
4 tomates maduros fatiados
1 pimentão verde fatiado
Margarina para untar
Batata palha para decorar
Molho:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola ralada
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
1 copo de requeijão cremoso (250g)
1 pitada de noz-moscada ralada
100g de queijo parmesão ralado
                              Modo de preparo

Cozinhe o bacalhau e as batatas em bastante água fervente. Escorra, desfie o bacalhau em lascas grossas e fatie as batatas. Em um refratário médio untado, intercale camadas de batata, de bacalhau, de azeitona, de tomate e de pimentão. Para o molho, em uma panela, leve ao fogo baixo a manteiga e a cebola. Espalhe a farinha e cozinhe por 3 minutos. Adicione o leite, aos poucos, mexendo até engrossar. Retire do fogo e junte o requeijão, a noz-moscada e metade do queijo parmesão. Despeje esse molho sobre o bacalhau e os legumes. Polvilhe com o queijo parmesão restante e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Sirva em seguida polvilhado com batata palha.
Dica: se desejar, substitua o requeijão por creme de leite sem soro ou creme de ricota (um tipo de requeijão mais light) nas mesmas proporções. Polvilhe com mais batata palha antes de servir.

Saiba mais: para dessalgar o bacalhau, lave bem os pedaços e coloque-os em uma tigela grande, sem sobrepor os pedaços, com a pele voltada para cima e cubra com água fria. Deixe de molho na geladeira por pelo menos 24 horas, trocando a água por 3 a 4 vezes por água limpa e gelada. Uma dica é colocar uma grade dentro da tigela, debaixo dos pedaços: assim, o sal que sai da carne não entrará em contato com ela novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário